… nos momentos que estamos vivenciando onde inúmeros episódios de franca decadência parecem sinalizar uma derrocada da civilização , vem o Amigo  Fernando com um e-mail que me traz uma visão de uma cultura que parece ter-se cristalizado no tempo propiciando – nos um retorno à um mundo civilizado . Diz nos o Fernando que muitos dos seus preciosos dias foram vividos lá entre esses portugueses que parecem ter preservado sua cultura bastante humana … quem sabe livre das aberrações que assistimos em nossos dias . Estive em Portugal por três vezes , e por la nunca passei … que pena,  pois é sem dúvida um lindo, e convidativo lugar . Com nossos agradecimentos ao Amigo compartilho com vocês o pequeno vídeo que nos permite viajar até esse lugar privilegiado :

PORTUGAL

Para vocês terem idéia da nostalgia do Amigo lembrando os tempos felizes passados por lá publico também o texto do e-mail :

OBRIGADO AMIGO ASSIR -PELO E-MAIL QUE TROUXE LAGRIMAS DE FELICIDADES E LEMBRANÇAS SAUDOSAS EM REVER ESTES LUGARES ONDE FUI MUITO FELIZ,NAS MUITAS VEZES QUE LA ESTIVE .CHEGUEI A PASSAR TEMPORADAS DE 30 DIAS EM DIFERENTES  ANOS, NO VERÃO OU PRIMAVERA.      SE TIVESSE QUE MORAR FORA DO BRASIL (DEUS ME LIVRE)ERA LA QUE FARIA MINHA CASA.—–MEU AVO JOSE PEREIRA DA COSTA NO COMEÇO DO SECULO XX TINHA UMA QUINTA EM MALVEIRA DA SERRA + OU – 30 KM DE CASCAIS ,MINHA MÃE NASCEU NO BR. E FOI MORAR LA ATE OS 14 ANOS ,DEPOIS O JOSE FICOU MUITO DOENTE E VEIO MORRER NO BR.—A PRIMEIRA VEZ QUE FUI LA VISITEI A QUINTA (64) ,UM LUGAR LINDO PERTO DE SINTRA,VE-SE O MAR INFINITO DA JANELA DA CASA ,TEM MUITAS FRUTAS E MUITAS ARVORES E FLORES  -VOLTEI OUTRAS VEZES (ALGO  ME LEVAVA ATE LA)O ATUAL DONO JA BRINCAVA -CA ESTA O NOSSO AMIGO DO BRASIL ,VOU ACABAR LHE VENDENDO A QUINTA .–A ULTIMA VEZ ,SOUBE NO LUGAR ONDE PARAVA, ANTES DE CHEGAR NA CASA QUE O DONO TINHA FALECIDO ,VOLTEI PARA SINTRA E NUNCA MAIS FUI A : QUINTA DA LUA :      UMA VEZ PERGUNTEI ,FOI VC QUEM DEU O NOME-E ELE ME RESPONDEU,CA O ENCONTREI -NÃO FOI SE AVO?—NÃO SEI E NÃO TEM MAIS NINGUÉM QUE POSSA RESPONDER .DISSE-ME O SR.PEDRO,QUE A LUA NASCIA NO MAR ENFRENTE A VARANDA ,ERA FENOMENAL E TALVES VIESSE DAI O NOME –NÃO CHEGUEI A VER ESTE “FENÔMENO”-NEM A DORMIR LA EM NOITE DE LUA -FOI-SE O JOSE ,FOI-SE O SR. PEDRO E O FENÔMENO VAI SE REPETIR COM OUTROS ATORES NO PALCO DA VIDA.-DAQUI A 100 ANOS ,TALVEZ SO EXISTA A LUA E AS SAUDADES DESTES BRASILEIROS QUE TALVES NÃO SEJAM LEMBRADOS POR MAIS NINGUÉM, SUAS SAUDADES FORAM COM ELES -QUE ESTARÃO DEITADOS ,DORMINDO,DORMINDO PROFUNDAMENTE.ABRAÇO DO FERNANDO MAGALHÃES.  

Saudade partilhada é vida presenteada … curtam com ele e se ausentem por momentos desse inferno em que se tornou o noticiário do que vem ocorrendo entre nós e mundo afora … bom proveito , até mais !