… meu grande Amigo de sempre . nos enviou o arquivo que partilho com vocês . Especialmente aos que tiveram o infortúnio de serem envolvidos nos tristes acontecimentos de Santa Maria no RGS . O arquivo conta a história de tres músicas mostrando os sentimentos e as circunstâncias que levaram seus autores a compo-las . Acredito que todos que de boa vontade tentaram , deram valiosas contribuicões para aliviar a dor dos envolvidos nas perdas lamentáveis ocorridas lá naquela simpática cidade gaucha . Com esta postagem dou a estes compositores a oportunidade de se unirem à tantos com suas memoráveis músicas que à muitos tem consolado na dor . Eis o arquivo : Tres_musicas (1) .
Das minhas recordacões tiro uma poesia de autor francês que julgo apropriada ao caso: Ode a Mosieur Duperier . É dedicada ao Monsieur Duperier pai de uma jovem morta no início da adolescência . O poeta aconselha o Amigo Duperier a não se deixar envolver pela dor pois seria entrar em um labirinto onde a razão perdida não mais se rencontraria … e com poesia consola o Pai dizendo: ” Rose elle ha vecu ce que viven les roses : le espace dun matin ”. Nestas ocasiões a Fé é de grande ajuda … seja qual for , ela ajuda ! Alguns acreditam na Reencarnacão … a maioria do nosso povo na ressureicão… seja como for muitos crem na vida após a morte . Isto vai consolar os que perderam entes queridos que faziam parte intima de suas vidas ?…não sei , cada um responderá de uma forma… creio eu . Meu neto Pedro de 9 anos nos perguntou … a mim e a minha esposa … vocês acreditam na reencarnacão ? Nos respondemos : não , acreditamos na ressureicão ! Á isso Pedro retrucou : não é a mesma coisa ! Dissemos a ele: respeitamos quem pense diferente mas nós achamos que não . Isso foi uma grata surpresa pois iniciar um diálogo adulto nessa idade! Certamente trará bons frutos e renderá para seus parentes e amigos muito proveito no futuro … Digo isso para mostrar o valor do diálogo religioso desde cedo nas famílias … mas vejam bem : diálogo , ie… estrada onde o Amor vai e vem !
No último domingo acompanhei com interesse o sermão do Pároco da Igreja de Sta . Margarida Maria sobre os tres textos das Escrituras oferecidos aos fieis nesse dia . O primeiro do livro de Neemias no trecho em que Esdras lê para os presentes na Sinagoga local um trecho das Escrituras, e é muito acatado . No Evangelho foi nos oferecido o trecho em que Jesus na Sinagoga de Nazareth lê texto de Isaias, e desperta a revolta dos presentes ao afirmar que o texto se cumprira .Dois comportamentos diametralmente opostos : um diante de homem – acatacão … o outro diante de Deus -revolta ; o Senhor parte para a construcão do seu Reino que compreende não ser desse mundo .O outro texto foi de São Paulo em que coloca o conceito de Corpo Mistico de Cristo do qual somos membros cada qual com sua missão ou dom .Mostrou nos como somos portadores da Graca do Senhor que ganhamos no Batismo … confirmada e ampliada nas Eucaristias… pelos caminhos do mundo de hoje substituindo em conjunto com a Igreja… o Senhor… fazendo por Ele as caminhadas que fazia outrora na Terra Santa. Nessa acão juntamos – nos à Ele na obra de construir o Reino de Deus onde teremos por sua promessa cidadania . A ressureicão se dará no fim dos tempos quando o Reino estiver pronto … em corpos de matéria gloriosa como o de Jesus ressucitado, e não de matéria em trevas como parece ser o dos que pregam a reencarnacão . A glória pertence a Ele que a pediu ao Pai em seu discurso , e conquistou-a na cruz quando a Ele entregou seu Espirito e recebeu do Pai um corpo glorioso . Dessa gloria receberemos nós um novo corpo… se merecermos … definitivamente não quero após minha morte voltar ã vida em um corpo de trevas para pagar carma a um Deus que certamente não é o Pai do senhor Jesus . Até mais, algurando que essa postagem sirva para de algum modo aliviar as dores daqueles envolvidos nos acontecimentos tristes que infelizmente aconteceram . Que o Senhor receba todos os vitimados em sua Gória , Amen !