… enquanto a educação dos novos seres  humanos que nascem  for descuidada como vem sendo aqui e mundo afora !  Não estou pensando na educação para o trabalho e/ou para o enriquecimento …essa está em balbúrdia , mas isso é outro assunto … aqui estou falando daquela que capacita para a vida em comunidade de iguais : a educação para a vida em comum que agrega valores ao temperamento construindo a personalidade adulta  capaz para um bom convívio  …começa nas famílias … prossegue nos colégios , e transborda para os diversoos lugares que nossos filhos irão frequentar . Começa que esse maldito contrôle artificial da natalidade gera uma quantidade absurda de filhos únicos e/ou de pares … o que dá no mesmo , pois serão dois filhos únicos como de praxe …e até mesmo piores que o único . Sem me aprofundar digo que em sua maioria são egocêntricos quase irreversíveis …e acrescento um enigmático  …e etc , que deixo para vocês explicitarem ! . Mas o que no meu entender é decisivo reside na passagem …de criança / jovem  …para adulto ! Em nossa cultura permanescem ainda métodos desastrosos como vocês sabem tanto quanto eu …não preciso detalhar  cada um olhe em volta … observe …e constate se tenho ou não razão . Vou mostrar apenas dois exemplos diametralmente opostos para oferecer como balizas do seu julgamento :

1) O método empregado ..não sei por qual tribo indígena brasileira que tem sido objeto de admiração por muitos : Quando chega o tempo da passagem , os indios adultos fazem cestos tipo manga em cujas paredes internas pregam formigas que picam injetando veneno que produz dor intensa . Se o candidato aguenta passa …caso contrário …acho que fica para outra vez …sei lá . É um método machista para caramba que encontra entre nós seus similares até mesmo indolores .

2) O método empregado pelos índios Cherokees …muito mais sábio e eficaz mostrando alto nível de evolução por parte desses índios …que se não estou errado sabiam dar nós que revelaram aos estudiosos alto gráu de desenvolvimento intelectual …mas fiquemos na passagem …publico a seguir um pps do Sérgio Camargos que mostra de forma clara como eles a faziam …em seguida volto para comentar :

A lenda da passagem da juventude 

Sem dúvida eles tinham grande sabedoria …mas sua civilização foi extinta ou quase , não sei bem … pelos colonizadores que se julgavam mais sábios e civilizados…e  do alto do seu Cristianismo mal assimilado os chamavam de bárbaros pagãos… e seus bravos adultos machistas mandavam pau nos índios …mas isso é outra história …fiquemos no assunto . Porque criamos esses adultos que beiram a psicopatia …booling …métodos canhestros de passagem …  sei lá mais o que …talvez TV deseducativa , etc .Curioso é que recebi ensinamento de uma Monja Contemplativa que dizia assim : ´´ Mergulhei na escuridão mais profunda da minha alma e  só encontrei solidão e frio … acendi a luz da Fé …oh surpresa ! Aquela escuridão era habitada por um habitante :  O Pai ! ´´ Quanta semelhança no megulho do índio jovem ! Conversando com o sábio judeu  Nicodemus  que O procurara para perguntar como se poderia nascer de novo …Jesus saiu – se com essa : O vento sopra onde quer e você não sabe de onde vem  nem para onde vai … referindo se ao Espírito Santo que orquestra o renascimento humano e certamente soprou sobre os Cherokees  . Vamos dar espaço para que Ele opere entre nos e mundo afora …começando por educar as crianças de forma adequada e eficaz … vi em um progrma de TV como estão fazendo na Ásia ; educando para a economia /poupança , obediência, epírito comunitário etc  … como gostaria que o Senador Cristovam Buarque  chegado ao assunto pusesse os olhos nessa postagem, e cobrasse ânimo para prosseguir em sua bendita luta pela educação aqui no nosso pedaço do planeta . A CPI do Cachoeira no mínimo vai mostrar  à Nação quanto dinheiro é desperdiçado com malfeitos  desses ´´Adultos´´… e a educação… e a saúde… ficam pra lá . Mas a passagem bem feita gera adultos sérios  … eleitores sábios … que poderão mudar realmente as coisas por aqui … neca ! Vamos pensar nisso porque se não mudar vai ser difícil crescer …adultos crianções não fazem coisa boa ! , Até mais .