O macarrão udon, leve e saboroso, sacia a fome e é um prato popular para o almoço ou jantar tardio. Adicione qualquer legume, fruto do mar ou carne a este prato simples e delicioso.

Rendimento: 4 porções
Preparo: 15 minutos
Cozimento: 15 minutos

Ingredientes
400g de macarrão udon
3 colheres (sopa) de amido de milho misturadas com 3 colheres (sopa) de água, formando uma pasta
4 ovos batidos
Brotos de agrião
2,5cm de gengibre descascado e ralado (opcional)

Caldo:
1 ¼ litro / 5 copos de dashi (veja receita abaixo*)
1 ½ colher (chá) de sal marinho
1 colher (sopa) de açúcar
120ml / ½ copo de shoyo

Preparo
1. Cozinhe o udon seguindo as instruções da embalagem e escorra. Enxágue para retirar o amido e escorra em peneira fina. Reserve.
2. Prepare o caldo juntando o dashi, o sal, o açúcar e o shoyu em uma panela. Em fogo alto, deixe levantar fervura, mexendo até dissolver o açúcar. Abaixe o fogo e, aos poucos, acrescente a mistura de amido de milho, mexendo sempre. O caldo deve engrossar um pouco.
3. Junte os ovos batidos, despejando-os cuidadosamente sobre a superfície do caldo. Cozinhe por 2-3 minutos em fogo médio, até o ovo subir à superfície. Retire do fogo.
4. Despeje água fervente sobre o macarrão cozido para aquecê-lo, escorra e distribua em 4 tigelas. Com uma concha, ponha o caldo de ovos, despejando-o sobre o macarrão, e sirva guarnecido com os brotos de agrião e um punhado de gengibre ralado, se desejar.

*Dashi

Rendimento: 1 litro/ 4 copos
Preparo: 5 minutos, mais 1 hora de demolha
Cozimento: 10 minutos

O dashi, o caldo básico japonês, é usado não apenas em sopas, mas também em praticamente todos os cozidos e molhos. É muito fácil de fazer um dashi autêntico, que pode ser congelado para uso posterior.

Ingredientes
15-20cm de alga kombu seca
30g de bonito em flocos (peixe da família do atum, desidratado e industrializado)

Prepare
1. Limpe a alga com um pano de prato úmido, coloque em uma panela com 1¼ de litro / 5 copos de água e deixe de molho por 1 hora.
2. Leve a água com o kombu para ferver e retire-o pouco antes de a água alcançar o ponto de fervura para reter o sabor sutil. (O kombu pode ser jogado fora neste ponto ou reservado para outro uso.)
3. Diminua o fogo, adicione o bonito à panela e apure por 5 minutos (não deixe a água ferver). Retire a panela do fogo e reserve o caldo por alguns minutos, até os flocos de peixe assentarem no fundo da panela.
4. Coe o líquido em uma peneira forrada com musselina ou papel- toalha. Jogue fora os flocos. O caldo está pronto para ser usado.