Pintura – A Enseada de São Marco, de Canaleto Veja a foto no album Obras de Arte usando o LINK : https://cid-7d793d92a8ba6f3b.skydrive.live.com/browse.aspx/.res/7D793D92A8BA6F3B!392

“A Enseada de São Marco no Dia da Ascensão”, óleo sobre tela, c. 1740, é dos mais célebres quadros de Canaletto (1697-1768). A paisagem é, como já vimos, Veneza, cidade natal do pintor. Comemora-se o Dia da Ascensão do Senhor. Mas a festa que Canaletto registrou não é uma festa religiosa. Tem uma história curiosa:

Em 1177, o papa Alexandre IIII, embarcado no Bucentauro com os mais grados cidadãos da República, visita o Doge Sebastiano Ziani e festeja a paz selada no dia 26 de maio daquele ano, que era também o Domingo em que se comemorava a Ascensão do Senhor. O papa tira do dedo um anel de ouro e o entrega ao Doge dizendo: “Eis, meu filho, o anel nupcial de teu casamento com o mar. Queremos que de agora em diante tu e teus sucessores esposem o mar todos os anos; as águas do mar devem ser para ti como esposa da qual foste o protetor e guardião, pois tu as livraste de todos os inimigos”.

Daquele ano até 1797, o arsenal de Veneza sempre preparava uma luxuosa embarcação à qual dava o nome Bucentauro, para que o Doge nela embarcasse e jogasse ao mar um anel de ouro, dizendo as seguintes palavras: Desposamus te, mare, in signum veri perpetuique dominii (nós te desposamos, ó mar, como sinal de verdadeiro e completo domínio).