O Teatro Municipal do Rio de Janeiro localiza-se na Cinelândia (Praça Marechal Floriano), no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no Brasil.

Construído em princípios do século XX, é um dos mais belos e importantes teatros do país.

A sua construção representou um dos símbolos do projeto republicano para a então capital do Brasil. À época, o então prefeito Pereira Passos promoveu uma grande modernização do centro da cidade, abrindo-se, a partir de 1903, a Avenida Central (hoje Av. Rio Branco) moldada à imagem dos boulevardes parisienses e ladeada por magníficos exemplares de arquitetura eclética.

Nesse contexto realizou-se um concurso para a construção de um novo teatro, do qual saiu vitorioso o projeto de Francisco de Oliveira Passos (filho do então prefeito, Francisco Pereira Passos), que contou com a colaboração do francês Albert Guilbert, com um desenho inspirado na Ópera de Paris, de Charles Garnier.

Indico a leitura do seguinte texto publicado no Globo Online: obra-prima do dia : Arquitetura – Teatro Municipal do Rio de Janeiro 

Data: 28/10/2008

Meu comentário:
Veja a foto no album Obras de Arte usando o link : http://espacoderenatoecrucita.spaces.live.com/photos/cns!7D793D92A8BA6F3B!392/