Olá !

"A ceia em Emaús" retrata uma célebre cena bíblica. Após a Ressurreição, Cristo encontrara os dois de seus discípulos que seguiam pelo caminho de Jerusalém para Emaús. Caravaggio mostra o momento em que, durante a ceia daquela noite, Jesus revela-se aos homens quando parte o pão. A maneira pela qual abençoa a ceia mostra-lhes de súbito que o Mestre está vivo. Enquanto o estalajadeiro olha desconcertado e perplexo, representa-se o assombro dos discípulos.

A imagem de Jesus é surpreendente: um jovem de rosto carnudo e mordaz, sem barba e sem dramaticidade. Ele é sereno e distante, transcendendo não só os tormentos que conduziram à Crucificação e que a marcaram, mas também as limitações da vida mortal. Entre tons saturados e sombrios e as sombras envolventes, Seu rosto é tomado por uma luz límpida, que vem da esquerda – o foco luminoso habitual de Caravaggio.

Atualmente, a obra está na National Gallery of L 

Indico a leitura do seguinte texto publicado no Globo Online: obra-prima do dia : Pintura – A ceia em Emaús, de Caravaggio 

Data: 25/10/2008

Meu comentário:
Veja a foto no album Obras de Arte usando o link http://espacoderenatoecrucita.spaces.live.com/photos/cns!7D793D92A8BA6F3B!392/http://espacoderenatoecrucita.spaces.live.com/photos/cns!7D793D92A8BA6F3B!