Olá!

"Le Château Noir" é um conhecido quadro de Paul Cézanne em que os efeitos da luz sobre as diferentes superfícies atribuem às formas verdadeira solidez, um poder interno absoluto que nunca é diminuído a bem de outras partes da composição.

Tanto as pinceladas diagonais que caracterizam Cézanne, quanto o modo pelo qual ele equilibra com uma aplicação unificadora de tinta as descontinuidades criadas pelo tratamento do espaço, dão forma à crença do artista de que as pinturas deviam ser estruturalmente convincentes e, ao mesmo tempo, formalmente autônomas.

As pinceladas são oblíquas, em geral de mesmo comprimento, e variam de direção, encarregando-se de descrever as formas tão-somente pelos valores relativos da cor. O legado dessa técnica foi uma revolução formal que conduziu à arte moderna.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho de Cézanne no site Os Artistas

Indico a leitura do seguinte texto publicado no Globo Online: A obra-prima do dia : Pintura – Le Château Noir, de Paul Cézanne, em 1900-4  

Data: 11/10/2008

Meu comentário: Veja a foto no album Obras de Arte   http://espacoderenatoecrucita.spaces.live.com/photos/cns!7D793D92A8BA6F3B!392/