Olá!

O Château de Chenonceau, também conhecido como Castelo das Sete Damas, é um palácio localizado na comuna de Chenonceaux, departamento de Indre-et-Loire, na região do rio Loire, a Sul de Chambord, na França.

É um dos mais conhecidos castelos do mundo devido à sua distinta arquitetura em estilo Renascentista Francês que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas.

Embora seja o maior palácio do vale do rio Loire, foi construído apenas para servir de pavilhão de caça para Francisco I de França, que mantinha a sua residência no Château de Blois e no Château d’Amboise.

O projeto original do Château é atribuido, apesar de várias dúvidas, a Domenico da Cortona, cujos modelos de madeira sobreviveram tempo suficiente para serem traçados por André Félibien, no século XVII. Alguns autores, de qualquer forma, afirmam que o arquiteto renascentista francês Philibert Delorme teve um papel considerável no desenho do palácio.

Chambord foi alterado consideravelmente ao longo dos vinte anos que durou a sua construção (1519] ‑ 1547), período durante o qual foi supervisionado in loco por Pierre Neveu.

Indico a leitura do seguinte texto publicado no Globo Online: OBRA-PRIMA DO DIA : Arquitetura – Château de Chenonceau (http://www.oglobo.com.br//pais/noblat/post.asp?cod_post=136386)

Data: 29/9/2008                                                                                                                                                                                                                                                        comentário :                                                                                                                                                                                                                                         Meucomentário                                                                                                                                                                                                                                                                Veja a foto no album Obras de Arte    http://espacoderenatoecrucita.spaces.live.com/photos/cns!7D793D92A8BA6F3B!392/